quinta-feira, 8 de novembro de 2012

"Fuck Death Row": Disse 2Pac a Interscope


Não se sabe ao certo como foi o surgimento da gravadora Interscope Records no início de 1990. A etiqueta fundada pelo bilionário Marshall Field, Ted Field e o veterano da indústria, Jimmy Iovine, em 1990, começou com um grande sucesso com o seu artista, Gerardo, e seu single, "Rico Suave".

O rótulo novamente fez sucesso com lançamentos quentes por Primus e Marky Mark e as Funky Bunch, que foram platina logo depois. Com dois dos três primeiros lançamentos eles tiveram um bom retorno do seu investimento inicial, para a sua terceira versão, a Interscope olhou para um jovem de Oakland, Califórnia. Um rapper e às vezes ator para entregar-lhes algo muito mais difícil. Esse cara era a personificação da frase "relâmpago na garrafa" e seu nome era Tupac Amaru Shakur.

Pac primeiro estreou no Digital Underground com o single, "Same Song", e foi trazido para a Interscope pelo então gerente do grupo, Atron Gregory, que acabaria por se tornar o seu também. Ele finalmente assinou pela Interscope / Eastwest / Atlantic Records, sob a direção de Tom Whalley. Pac, possuindo uma personalidade desproporcional, uma raiva controlada, e um dom poético, era o ajuste certo para o próximo lançamento do rótulo.

Logo chegou 2Pacalypse Now, um álbum profundamente político que abordou as raízes de Pac, do partido Black Panther e descreveu a luta cotidiana de uma vida de um afro-americano na sociedade americana. Lançado em 12 novembro de 1991, o álbum se moveu lentamente para o primeiro lugar. Pac estava sendo "puxado" de muitas maneiras diferentes na época, então era difícil para ele se concentrar. No início dos processos dos álbuns, Pac atrasou as filmagens do primeiro vídeo a ser gravado, "Trapped", após uma noite de muita festa. Ele já tinha toda a responsabilidade colocada sobre os ombros durante essas saídas precoces e no início foi difícil.

Naquele momento "Brenda's Got a Baby" começou a ganhar destaque, Pac e a Interscope não só tiveram uma boa batida, mas um movimento completo em torno do álbum. Como o LP continuou fazendo sucesso, 'Pac participou do filme, "Juice" onde destacou mais ainda seu nome e o de sua gravadora. Até o momento "2Pacalypse Now" era certificado Ouro e "Juice" foi um sucesso, a aura de 2Pac foi brilhante mais brilhante que o sol. Ele era agora uma estrela. Tanto a costa leste e oeste proclamaram Pac por estar no alto escalão do jogo do rap e com ele, considerando-se no topo da lista dos artista da Interscope / Eastwest / Atlântico, mais por sua vez ele também se tornou a maior dor de cabeça da gravadora.

Pac viu a gravadora, como seu banco pessoal (algo que a maioria dos artistas fazem). Como seus vários problemas legais (tiroteios, assaltos, etc) começou a crescer aos trancos e barrancos, ele olhou para Whalley e Interscope para pegar a folga monetária. A gravadora fez exatamente isso, mas este arranjo começou a levá-lo de pedágio em sua parceria. Os shows de 'Pac gerava um alto fluxo de caixa, mas secou porque os promotores dos concertos estavam com medo de reservar-lhe. Estavam com medo de 'Pac ser condenado pelo então vice-presidente dos Estados Unidos, Dan Quayle, ou da sua personalidade volátil / imprevisível, que poderia se transformar do dia para noite, fora o custo de segurança necessárias para proteger Pac da multidão ou proteger a multidão de Pac, isso fez 'Pac ter um custo muito alto.

No dia19 de novembro de 1992 viu o surgimento de um novo som que se tornou popular e mudou o poder costeiro no jogo do rap, foi o lançamento do single "Nuthin' but a 'G' Thang" por Dr. Dre e Snoop Doggy Dogg. Se "Nuthin' but a 'G' Thang" foi uma batalha, em seguida, 15 de dezembro de 1992 inaugurou-se a guerra. Esse foi o dia em que o álbum de Dr. Dre, "The Chronic", foi lançado. Seu primeiro trabalho solo para a nova Death Row / Interscope a marca mudou a forma como ouvimos música para sempre. Como resultado, tornou-se Death Row Jimmy Iovine e prioridade de Ted Field deixando a maior parte de seus artistas em segundo plano.

2Pac foi um dos que definitivamente sentiu o aperto. No momento em que ele estava pronto para lançar seu segundo álbum, "Strictly 4 My N.I.G.G.A.Z", sentiu seu orçamento promocional do álbum abaixo de seu talento comprovado. As energias da Interscope estavam todas centradas em direção a Snoop Doggy Dogg, um fenómeno importante, no momento, de modo que o álbum de Pac e seus problemas legais eram pouco importantes para a gravadora.

16 feveveiro de 1993 surgiu dois grandes sucessos, a "Keep Ya Head Up" e "I Get Around" fizeram historia e agora são hinos. Infelizmente, a onda de Pac era contra o Tsunami da Death Row. O álbum foi platina mas Pac se sentiu muito popular enquanto o LP estava nas ruas, que refletiu nas vendas. Desde que Whalley tinha lançado a carreira de Pac, desde o seu início, Whalley começou a se cansar de suas travessuras e informou-o de que a Death Row permaneceria prioridade. Pac fervendo de raiva respondeu com um, "Foda-se a Death Row!!" Pac sentiu-se traído porque ele era o único que acreditava na gravadora, e Whalley disse que a missão era seguir a Death Row e esquecer todos os projetos e tudo o que eles representavam.

'Pac passou a maioria de seu tempo no leste entre gravações de filmes que o levou a conhecer várias fases da vida. Pac acabou assaltado, baleado cinco vezes, e envolvido em um caso de estupro pelo qual foi condenado em última instância e isso tudo de uma só vez! Pac ainda se recuperava de seus ferimentos, quando foi considerado culpado por um crime que não cometeu, é paranóia geral, levado a prisão sem nenhuma ajuda da Interscope, que tinha acabado de ajudar a outra estrela, Snoop Doggy Dogg, que escapou de uma condenação por homicídio. Ele não entendia por que eles tinham virado as costas para ele quando mais precisava. Pac foi levado para o norte do estado sem saber o que o futuro lhe reservava.

Quando ele estava na prisão ele teve a oportunidade de refletir e reavaliar tudo e todos. Tom Whalley sentiu que a sua relação de trabalho com 'Pac não podia continuar mais. O risco agora superou a recompensa. Então, ele desenvolveu uma maneira de manter Pac sob "proteção" da Interscope, mais fora de seus cofres, e tirá-lo da prisão, mas deixando outra pessoa com a responsabilidade de "domar a fera". Ele, então, contactou Suge Knight, chefe da Death Row, e informou-o da situação que Suge prontamente concordou. Suge viu isso um grande negócio para sua gravadora onde iria ampliar ainda mais a marca Death Row. Suge sabia do potecial de Pac e foi rapidamente para a prisão para informar Pac do negócio para ele se tornar um homem livre, mas assinando diretamente com a Death Row. Suge mostrou-lhe a porta para a liberdade, Pac então passou de um cara que gritou, "Fuck Death Row!" para "I F's With Death Row!". Assim, nasceu a lenda.

"Divulgue nosso Blog"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Blogger Tricks

Passaram por aqui....

free counters