sexta-feira, 29 de junho de 2012

R. Kelly relembra Tupac e BIG em seu livro


Recentemente o cantor R. Kelly lançou seu livro intitulado Soulacoaster: The Diary of Me. No capítulo "Yo Pac! Yo Biggie!" Kelly descreve sua relação e conversas com os superstars do rap Tupac e Biggie antes de suas mortes precoces. Como ele reflete sobre os assassinatos dos rappers e R. Kelly aproveita para falar o que os fãs procuram nas canções, trazendo a união do Rap e R&B, e também relatar o que a música significa para ele, *coisa que não interessa pois só vou traduzir a porra da conversa com 2Pac  BIG.. ahhaha.


Era 1996, eu tinha acabado de sair do saguão do Hotel Nikko. (Nós o chamamos de Hotel Negro porque vários rappers e músicos folclóricos gostava de ficar lá.) Eu estava em pé na frente, esperando a minha carona chegar, quando eu olhei para cima e vi Tupac Shakur em um Bentley bad-ass. Ele estava sozinho, e eu pensei comigo mesmo: "Cara, esse cara fica andando assim sozinho."

"Ei Pac!" bem alto.
Ele fez uma curva em U e pulou para fora do carro.
"O que é, baby?" , perguntou ele.
"Só queria falar com você", eu disse. "Só tinha de lhe dizer que eu amo tudo que você faz."
"Ei, cara," disse Pac ", vindo de você que é um grande elogio."
"Muitos dizem que o Rap e R&B vivem em mundos completamente diferentes, mas eu não vejo isso dessa forma, Pac. Eu nos vejo todos juntos. Você me sente?"
"Se sentindo da mesma maneira. É tudo a mesma coisa. Batidas, palavras, histórias."
"Cara, nós precisamos fazer um álbum."
"Adoraria."
"Eu estou falando sobre um álbum inteiro. Um conceito. Um registro de mudança de jogo grande."
"É isso aí, Kells. Diga-me o estúdio e quando que estarei lá."
"Vou enviar-lhe algumas faixas", disse.
"Não precisa de nenhuma faixa. Só preciso saber se você quer trabalhar comigo. Isso é o suficiente. Vamos deixá-lo fazer o que tem de fazer."
"Deus é bom."
"Todo o tempo," disse Pac.
Nós nos abraçamos e Pac seguiu o seu caminho.

Como o ano foi passando, fizemos planos provisórios, mas os planos ficaram muito confusos quando sua agenda ou a minha mudava de repente. Isso não mudou nosso desejo, no entanto. Toda vez que nos falávamos, falamos sobre como o casamento do Rap e R&B que tinha que acontecer em grande forma. Tivemos um respeito mútuo e amor recíproco. Eu saia por aí dizendo: "Ninguém é melhor no jogo do rap que Pac". E Pac andou dizendo: "Kells é o mais louco bandido do R&B por aí."Estava chegando Setembro, e parecia que minha agenda estava se abrindo pouco antes das férias. Eu iria marcar uma reunião com Pac para traçar nossa estratégia, ter datas concretas, e fazer a bomba musical que ambos sabemos que explodiria em todo o mundo.




Mas uma outra bomba explodiu que ninguém viu chegando.Acordei no domingo, 8 de setembro, à notícia de que Pac tinha sido baleado em Las Vegas na noite anterior. Ele havia sido levado às pressas para o hospital. Ele não parecia bom.Seis dias após o tiroteio, na sexta-feira 13, Pac morreu.Eu estava entorpecido da notícia. Não sei o que dizer ou o que fazer, exceto louvar a Deus por lhe dar um presente que ele deu para nós - brilhantes histórias da vida real, poesia na vida real, bonito, palavras que irão continuar a viver enquanto existir olhos para ler e ouvidos para ouvir.Em diversos singles, eu era capaz de unir minha música com rappers que compreenderam a ligação natural entre nós. Mesmo que nossas abordagens fosse diferentes, mais se complementaram. Coloque-as juntas e você terá o melhor dos dois mundos - um termo que ficou em minha mente quando decidi montar o plano que foi adiado depois da morte de Tupac.

Eu não posso pensar em Tupac, sem pensar no Biggie. Porque no ano seguinte perdemos outro ícone do rap por quem tenho o mais profundo respeito.




Biggie era um gênio lírico, ele era um pintor musical com palavras. Como ele cantou, você veria a imagem da vida como você ouviu sua história. Você ouve um monte de rap rappers, você ouve um monte de cantores cantam, mas você não vê o filme na sua cabeça do jeito que você faz quando ouve o Rap de Biggie. Eu relato dessa maneira porque eu estou a pintar o quadro e mostrar-lhe o filme do que eu estou cantando, por isso tinha que colaborar. Algo teria saido errado se não tivéssemos feito alguma coisa juntos. Quando cheguei ao estúdio de Biggie, em Nova York, Biggie estava nos bastidores brincando com suas letras, então ele saiu e me mostrou o primeiro verso de "Fuck You Tonight". Enquanto eu estava ouvindo seu verso, eu já estava ouvindo o refrão na minha cabeça. Eu não disse nada e continuou tocando a faixa. E eu tive o coro imediatamente.Assim que eu cantava: "You must be used to me spending and all the sweet wining and dining..." Ele se levantou, ele estava viajando. "É isso! É isso aí." Ele adorou, tanto quanto eu gostei do seu verso. Havia muito respeito entre nós. Eu não sinto que eu estava trabalhando com apenas um rapper qualquer, eu senti como se estivesse trabalhando com alguém que tivesse um coração, alguém que entendeu o significado do seu próprio dom e meu. Biggie curtiu a música R&B.


Como com todos os outros rappers que eu trabalhei, com Biggie eu compartilhei um terreno comum. Mesmo que Biggie cresceu no Brooklyn e eu cresci em Chicago, sabíamos que erámos os mesmos personagens. Nós estivemos por meio de um monte de merda mesmo.Uma vez nós estávamos em uma turnê juntos e estávamos hospedados no mesmo hotel em Detroit. Era tarde e o pós-festa tinha acabado. A festa do quarto de hotel tinha acabado. Ainda havia pessoas penduradas no lobby. E eu estava de volta ao átrio, onde eles tinham esse piano. Eu tinha acabado de lembrar dos sonhos de infância com os personagens de desenhos animados me perseguindo. Eu me lembro da melodia desse sonho e estava tentando descobrir o resto das letras, trabalhando no que seria "I Believe I Can Fly Acredite." Biggie e sua equipe chegaram no lobby por volta das quatro da manhã.
 

"E aí, Cara! Grande show! O que você está fazendo?"Ele veio para o piano, e eu comecei a cantar: ""I believe I can fly, I believe I can touch the sky . . ." but so far that's all I had.."Eu vou te dizer agora, B, que é um sucesso. Isso é um grande sucesso lá. Isso será um vencedor de Grammy, Rob."Quando eu estava cantando, eu estava pensando - ele é um rapper, isso vai ser muito mole para ele - mas quando eu terminei e olhou para cima, seu rosto estava molhado de lágrimas.
"Meu irmão", disse ele, "eles vão estar jogando mais você e eu vamos segui em frente para o outro lado do tempo."Eu fiquei completamente por fora, porque este foi um dos maiores do rap, reconhecendo uma canção que era sobre a humanidade, sobre as pessoas edificantes e sentir o poder da música que me levou além do Biggie, do rapper Biggie ou o escritor. Que me ligava com o Biggie homem. Biggie foi a primeira pessoa a me ouvir cantar "I Believe I Can Fly". Isso foi um grande momento.A morte de Biggie, em 1997, foi tão difícil como a morte de Tupac no ano anterior. Outro gênio caiu por razões que eu nunca entendi - e ainda não entendo. Apenas dois meses depois que ele foi morto, o seu álbum Life After Death que incluía a nossa colaboração em "Fuck You Tonight" saiu, Biggie estava entre os primeiros. A profanação se espalhou nas ruas em rap, e depois para o R&B. Todos nós fomos apanhados de surpresa. Eu não me importava cantando uma letra como "I'm fucking you tonight" em um clube. Eu pensei que se encaixa perfeitamente, e assim fez milhões de fãs que compraram o registro.Depois da colaboração, outros rappers vieram bater à minha porta. E fiquei feliz em abrir a porta e deixá-los entrar tomei isso como um elogio que eles achavam que eu poderia contribuir para a sua forma de arte.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

DJ JAMJAM disse...

DA HORA AS IDEIA, OBRIGADO POR TRADUZIR, PAZ

Blogger Tricks

Passaram por aqui....

free counters